Matéria atualizada em 20/06/2023, às 15h10min
Um avião particular de pequeno porte caiu na manhã desta segunda-feira (19) em uma lavoura na localidade de Passo do Rosário, a cerca de 50 quilômetros de Santiago. A aeronave é de fabricação do ano de 1949. O piloto estaria sozinho e teria sofrido lesões leves.
O Corpo de Bombeiros de Santiago foi acionado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (Salvaero) de Curitiba (PR), após constatar via radar que o monomotor havia perdido altitude. A Defesa Civil e Brigada Militar também prestaram apoio na ocorrência.
Ao chegarem no local, as equipes de socorro não localizaram o piloto, que havia sido resgatado por moradores da região. Não há informação se havia mais pessoas na aeronave.
O avião monomotor Cessna, modelo 170A, tem capacidade para quatro pessoas. Ao tentar pousar, o avião virou e parou de cabeça para baixo. Danos na hélice indicam que o aparelho teria batido de bico no chão antes de virar.
Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o Cessna prefixo PT-KUM está registrado para uso particular e com a documentação em dia.
Em nota enviada à reportagem do Bei, a empresa Erico Verissimo Gestão de Aeroporto Ltda, informou que apenas é uma prestadora de serviços aeroportuários e já teve a aeronave PT-KUM como cliente, mas não tem e nunca teve qualquer propriedade sobre essa aeronave. Os proprietários e operadores da referida aeronave são os que constam no RAB (registro aeronáutico brasileiro).